Curso de BIM

Porque um CURSO DE BIM é importante para sua carreira?

O curso de BIM – Building Information Modeling (BIM) é a melhor opção para desenvolvimento de projetos para construção. Através da técnica é possível criar modelos virtuais para construção que abrange as áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção.

O que é BIM?

Escrevi um artigo falando o que é Bim, mas se você não leu vou fazer um resumo do que é e o que ele representa na sua carreira.

A tecnologia BIM permite o gerenciamento de um projeto. Ao pé da letra ele significa Modelagem da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção.

Portanto, por meio do BIM é possível fazer de forma digital modelos virtuais de projetos. Ou seja, a plataforma oferece suporte ao longo das etapas. Como característica é possível ter análise e controle dos processos manuais.

Devido a sua precisão é possível lidar com várias informações e garantir um melhor fluxo de trabalho corporativo.

Importância do BIM para sua carreira

Ao optar em fazer um curso online BIM é possível trazer mais eficiência para o seu projeto. Outro ponto bastante interessante é a possibilidade de diminuir os custos e valorizar o trabalho dos arquitetos e urbanistas.

Atualmente a Arquitetura e o Urbanismo têm evoluído constantemente e conta com diversos recursos tecnológicos. Além dos materiais para a mão de obra existem as ferramentas para projeto.

Neste meio, a evolução tem relação com a tecnologia BIM, cuja sigla é Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção.

Para o trabalho é utilizado ferramentas digitais que facilitam a construção de um edifício. Diante disso, o BIM curso traz qualificações importantes para arquitetos e urbanistas.

Aqueles que desejam trabalhar com a plataforma, com o aprendizado vão garantir a melhora da eficiência e até sua valorização profissional. Contudo, entre as razões da importância para a carreira, veja alguns pontos.

BIM não é um programa, mas uma nova metodologia

Com o BIM o arquiteto e urbanista não faz desenhos e representações, mas cria sua obra virtualmente. Ou seja, ao invés de desenhar ele constrói virtualmente. Por exemplo, o programa que utiliza o BIM, cada objeto tem diversas propriedades e isto facilita o trabalho.

Eficiência no trabalho com Curso de Bim

A plataforma BIM traz facilidade para escritórios de Arquitetura e Urbanismo. A ferramenta evita erros e melhora a assertividade e como consequência traz mais performance aos escritórios.

Valorização dos profissionais

Na verdade com a plataforma é possivel trazer um reconhecimento do trabalho dos arquitetos e urbanistas. Ou seja, o programa requer pessoas que entendam da arquitetura e ao unir isto ao software de BIM produz melhores projetos.

Economia nos gastos

Como todo projeto, é fundamental trazer economia e com o BIM é possível ter segurança para fazer o orçamento das obras. Conforme dados de construtora brasileira, 88% dos documentos de um projeto sofrem alterações, assim 45% do total recebem mudanças. No geral, o desperdício pode chegar a 25%, e 10% decorre da falta de integração entre orçamento, compras e suprimentos.

Mil e uma utilidades

Neste ponto o processo BIM começa em um escritório de Arquitetura, mas antes de chegar para estes profissionais ele recebe contribuições de todas as outras áreas. Como exemplo, o Governo Brasileiro está estudando o BIM para catalogar os edifícios que compõem o patrimônio da União, como localização, o gerenciamento e outros detalhes.

Concorrência e o futuro é o BIM

Devido à variedade de vantagens, muitos contratantes, inclusive governos utilizam a Plataforma BIM. Em 2011 foi determinado que BIM devia ser obrigatório no Reino Unido, para projetos de obras públicas com investimento. No Brasil, isto também aconteceu com licitação pública que exigiu BIM nos projetos para sede da Petrobras em Santos.

Descontos para aquisição de softwares

A CAU/BR e a Graphisoft fizeram acordo que traz descontos especiais para aquisição para pequenos escritórios. Os arquitetos e urbanistas registrados no CAU tem 35% de desconto na assinatura anual. Os profissionais com menos de cinco anos de formado, o desconto é maior.

Histórico do BIM no Brasil

Assim como em outros países, no Brasil o Curso de Bim cada vez mais tem sido usado em escritórios de Arquitetura e Engenharia.

Apesar da tecnologia ainda não fazer parte em um todo, é notório a tendência da mesma. Ou seja, cada vez mais ela tem atraído profissionais da área.

Mesmo estando no Brasil a pouco de dez anos muito já debateu sobre a implantação do BIM no Brasil, pelas dificuldades, investimento alto, falta de mão de obra e falta de padrões de desenho brasileiros.

No entanto, com curso BIM online tivemos um avanço em termos de qualificação de mão de obra na plataforma graças aos jovens e recém-ingressante no mercado. Inclusive algumas indústrias já criaram sua biblioteca e isto tem impulsionado.

Algumas partes do governo e entidades estão aperfeiçoando a tecnologia a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o Exército Brasileiro estão desenvolvendo normas para atender o padrão de BIM.

Com isto, vemos como o BIM permite números benefícios para a construção civil e o mercado brasileiro está bastante competitivo e precisa se adaptar para sua sobrevivência.

Revit é BIM?

Depois do conhecimento do software BIM, é saber da sua importância e o crescimento no Brasil é preciso entender um pouco desta tecnologia.

Normalmente quem começa os estudos acaba criando uma confusão entre Revit e BIM. Na verdade BIM tem relação com processos e métodos de um empreendimento, como viabilidade, eficiência energética, simulação de custos, simulação de prazo, extração de quantitativos, estudo de projetos, manutenção, etc. Ele também foi desenvolvido para visualizar problemas, coordenar e colaborar.

O conceito BIM tem referência ao modelo BIM, traz a construção virtual, a simulação da obra, ou seja, as paredes não são apenas linhas, mas possuem informações agregadas (espessura, material, custo, volume, condutividade térmica, etc).

Inclusive existem outros softwares BIM que trabalham com informações associadas. Para conhecer um pouco veja uma breve lista de outros softwares BIM:

  • Archicad;
  • Bentley Architecture;
  • Revit Architecture;
  • Vectorworks Architect.

Ainda existem alguns programas complementares que extrai comandos e gera cálculos específicos.

Cálculo energético: Autodesk Ecotect Analysis, Autodesk Green Building Studio, IES Virtual Environment, EcoDesign

Cálculo estrutural: Revit Structure, Tekla Structures (utilizado principalmente para fabricação de perfis e elementos metálicos), CSI SAP2000 (para estruturas complexas como represas), CSI ETABS, TQS, CYPCAD.

Formação com curso de BIM

Diante disso, vimos que o Curso de Bim é a forma do profissional que deseja abordar e conhecer todos os conceitos do programa relacionados ao BIM. Como você viu o Revit é uma ferramenta BIM e está entre as melhores para este fim.

Por este motivo, disponibilizamos o manual gratuito COMO DESENHAR UMA CASA COMPLETA NO REVIT MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA EXPERIÊNCIA que pode ser baixado no link https://revitdozero.com.br/casa-completa-revit/

Com o Curso de Revit da Plataforma CAD é possível trabalhar de forma intuitiva e eficiente, inclusive desenvolver projetos mais rápidos. Ou seja, para lidar com a concorrência é necessário ter um diferencial.

Hoje a indústria exige muitos destes profissionais e por meio do curso online BIM é possível se especializar e estar apto para exigências da profissão.

Não importa se você é arquiteto, engenheiro mecânico, elétrico ou hidráulico, ou profissional da área com o curso de Revit você vai ter domínio sobre toda plataforma.

Leave a Reply

Your email address will not be published.